W1siziisimnvbxbpbgvkx3rozw1lx2fzc2v0cy9myxvyzw5jzsbtaw1vbnmvanbnl3n1yi1iyw5uzxiylmpwzyjdxq

Blog

Coronavírus: impactos no mercado jurídico e de recrutamento.

17 Mar 17:00 by Giullia Antonicci

W1siziisijiwmjavmdmvmtcvmtcvmjavmtevmjmzl2nvcm9uys5qcgcixsxbinailcj0ahvtyiisijgwmhg0ntajil1d

O coronavírus, recentemente decretado como pandemia, vem produzindo fortes impactos nas economias e sociedades ao redor do mundo. Sua rápida disseminação faz com que grandes empresas tenham que se adaptar aos reflexos da doença, principalmente para proteger a saúde e segurança de toda a equipe de trabalho.

De acordo com o portal de noticias G1 de 17/03/2020, secretarias estaduais de saúde contabilizam 314 infectados em 17 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 234. Primeira morte é registrada no estado de São Paulo.

Em tempos como o de hoje, onde o contato social é visto como ameaça devido ao alto risco de propagação do  Covid-19, a distância social tornou-se uma ação necessária.

Como já é de conhecimento de todos, a experiência normal de uma entrevista de trabalho passa por um deslocamento, apertos de mão e uma longa conversa, normalmente dentro de uma sala fechada. Posto esse cenário, empresas como a Laurence Simons, que participa ativamente desse mercado, passaram a tomar importantes medidas contra a propagação do vírus. O trabalho remoto passou a ser uma realidade de todos os funcionários e novas formas de recrutar, que não implicam contato presencial, também passaram a ser adotadas.

É a hora de usar a tecnologia a nosso favor! O uso de Skype e outras ferramentas de reuniões virtuais ganham peso dentro do mercado de recrutamento. Com uma boa conexão e transmissão de áudio e vídeo de qualidade, a entrevista consegue ser conduzida normalmente.

O mesmo é válido para o contato com nossos clientes, que de forma alguma deixaram de ocorrer, evitando cancelamento ou reagendamento de quase todas as reuniões. Mais do que nunca, o momento é estreitar as parcerias. 

Além de nossas atividades rotineiras, é muito comum um contato maior com nossos clientes e candidatos através de eventos, palestras e workshops. Esses, infelizmente, tiveram que ser cancelados ou adiados.  Mas logo estarão de volta!

E quanto às contratações? Vagas serão congeladas?

De fato, ainda surgem dúvidas sobre o futuro das contratações. Nota-se que muitos clientes estão deixando de abrir vagas formais e, até mesmo, cancelando aquelas que não seriam prioridade no momento. Consideramos isso uma postura normal, dada a situação posta nesse momento. Nada que não possa ser retomado conforme as coisas forem voltando a sua normalidade.

As vagas que já estão abertas e possuem grande nível de urgência nas empresas/escritórios continuam sendo conduzidas normalmente. Nossos prazos e processos se mantêm e se intensificam, para que os processos possam ser concluídos o quanto antes. Já aquelas posições que sequer foram negociadas internamente (seja com aprovação de budget interno para tal, seja numa reunião de sócios) provavelmente ficarão para um segundo momento.

Tanto os departamentos jurídicos como escritórios de advocacia também tiveram que se adaptar, seja redobrando cuidados com higienização de móveis, telefones e computadores, como aprovando a prática de home office entre seus colaboradores.

O que nos resta nesse momento é focar em nosso trabalho e seguir em frente, sempre de acordo com as orientações básicas de distanciamento social e higiene que nos vêm sendo passadas. Estamos seguros que, se cada um fizer sua parte, e continuarmos a trabalhar de maneira forte e responsável, conseguiremos atravessar essa fase de maneira segura a todos e com o menor impacto possível em nosso mercado.