W1siziisimnvbxbpbgvkx3rozw1lx2fzc2v0cy9myxvyzw5jzsbtaw1vbnmvanbnl3n1yi1iyw5uzxiylmpwzyjdxq

Blog

Como atrair e reter os melhores profissionais – a importância do Employer Branding no mundo jurídico

04 Sep 13:00 by Isabela Kotait

W1siziisijiwmjavmdkvmdqvmtivnduvmdgvntuxl2vtcgxvewvyigjyyw5kaw5nlmpwzyjdlfsiccisinrodw1iiiwiodawedq1mcmixv0

É extremamente importante que o escritório/empresa não seja apenas bem visto pelos clientes, mas sim pelos funcionários que ali trabalham. Para isso, não basta apenas definir sua missão, visão e valores. É preciso que a preocupação com as pessoas faça parte da cultura interna do seu negócio. Com isso, ganha cada vez mais força o termo "Employer Branding" que nada mais é do que adaptar as técnicas de gerenciamento da marca, seja ela empresa ou escritório, à gestão de pessoas. 

Nesse contexto, o público-alvo de uma organização deve incluir, além dos clientes externos, os seus colaboradores. Funcionários felizes produzem mais, por isso, o Employer Branding não deve ser uma preocupação apenas do seu profissional de RH, mas sim de todos os gestores, líderes e sócios. Empresas que desenvolvem políticas sérias de Employer Branding diminuem o turnover e aumentam produtividade garantindo maior lucratividade para o departamento ou escritório de advocacia.

Para implementar uma estratégia de Employer Branding, é preciso considerar fatores mensuráveis como remuneração e benefícios com fatores não mesuráveis como estilo de liderança, flexibilidade de horário, possibilidade de crescimento, ética, etc.  Uma boa remuneração, obviamente, faz parte daquilo que o profissional busca na hora de escolher ou decidir permanecer em um trabalho, porém, de acordo com a Benchmarking Survey da Laurence Simons 2019, 70% dos profissionais acreditam que o principal fator que os fariam a procurarem um novo desafio é a oportunidade de crescimento. Fatores como qualidade de vida e alinhamento de valores também são mencionados como mais importantes do que remuneração e benefícios.

Outra coisa que hoje em dia é muito importante para atrair e reter bons profissionais, principalmente os mais jovens, e aparece cada vez mais nas ações de Employer Branding, é a preocupação e atitude do escritório com causas ambientais, ações solidárias com a comunidade e diversidade. Os profissionais da geração Z gostam de um bom salário, mas questões climáticas, cuidado com o meio ambiente, política de inclusão, uso de energia limpa, etc fazem parte da expectativa desse jovem na empresa que eles trabalham.  O escritório para atrair esses talentos não precisa ser exatamente o mais engajado, mas precisa ser socialmente responsável. Caso contrário essa geração não aceita.

Fato é que hoje não é apenas a empresa que escolhe seu funcionário. Essa é uma via de mão dupla onde é preciso haver um match ideal entre o contratante e o candidato. Vemos em nossos processos que os profissionais mais bem capacitados podem escolher onde desejam atuar profissionalmente. O investimento em política de Employer Branding torna a seu escritório mais desejado no mercado, atraindo assim, os melhores talentos e mantendo grandes profissionais em suas equipes.